sexta-feira, 4 de junho de 2010

Entrevista com Uma Au Pair - Rosy Silva, residente em NY



"Oi gente, me chamo Rosiane, mas prefiro que me chamem de Rosi. Tenho 22 anos, sou do Rio de Janeiro e atualmente, tô morando em New York, estudando e trabalhando como au pair. No Rio trabalhava numa grande empresa no setor de cobrança internacional. Estava efetivada, faculdade completa, família, meu noivo, amigos, minha igreja, construindo minha casa com meu noivo e dei um stop em tudo isso pra ter a experiência mais gratificante da minha vida! Nunca fui entrevistada, mas tô adorando poder dividir minha experi~encia com vcs e saber que o que to vivendo aqui pode ser útiil pra muita gente! Então, vamos lá "


  1°: Tente explicar com poucas palavras como é a vida de uma Au pair.
 
Ao contrário do que parece ser au pair não é nada fácil. Não é só curtição o tempo todo. como au pair vc se torna responsável por 1 ate 4 crianças. Faz coisas que muitas meninas nunca tiveram que fazer no Brasil (isso mexe mt com a cabeça da gente aqui), termina seu horário de trabalho, mas vc continua no seu trabalho, afinal vc vive na casa dos hosts. Tem que aguentar manha de criança, infantilidade dos pais ( o que é pior). Mas aprende a dar valor a pequena coisas da ida, se alegra com o sorriso da sua criança, com uma cartinha que ele (a) escreve... Tudo na vida tem lado bom e ruim, o que faz a diferença é o lado que vc escolhe olhar sempre!
 
2° Como foi para você conhecer, e conseguir e que conselho você daria para as meninas que querem ser Au pair?
 
Bom, eu vim pela STB que é uma agência mega conhecida de programa de intercambis. Tem em varios estados do Brasil. Tendo experiência com criança, o processo se torna bem fácil. Mas mesmo quem não tem, eles ajudam vc a conseguir. Tem umas papeladas pra preencher, documentos pra apresentar, testes e pronto! O conselho é simples: esteja certa do que vc quer! Encare como trabalho, não como diversão. Pq quando a gente chega aqui vê que é tudo diferente, não é fácil meninas...


3°Você acha uma boa opção estudar ou morar no exterior ?

Uma vez que vc estuda, obrigatoriamente vc mora. E se vc vier so pra morar, vai acabar estudando, pq é um tédio ficar aqui sem fazer nada. em contar que não se consegue um visto pra morar assim tão fácil né... estudar aqui não tem preço pro currículo no Brasil. sem contar que os cursos aqui são super baratos, muitos até de graça


4° A cidade que você mora atualmente é NY, você sentiu alguma dificuldade de se adaptar ao rítimo corrido dessa mega Cidade ?


Nenhuma! Muito difícil ter au pair no centro da cidade mesmo. geralmente todas nós moramos em bairros próximos da city. aqui todo mundo usa o trem. então final de semana a gente pega o trem e vai pra city. dirigir em Ny e praticamente loucura! Como sou de cidade grande, adoro ver gente! é uma delícia!!



5° A quanto tempo você trabalha como Au pair ? e quanto tempo dura ?

Tô aqui há 4 meses. o programa tem a duração de 1 ano podendo exceder por mais 6,9,12 meses

6° Os americanos são simpáticos com os brasileiros ?

Graças a Deus nunca encontrei gente ignorante. pelo contrário, eles amam quando a gente diz que é brasileira. querem falar do futebol, Carnaval... rs rs Assim que cheguei aqui, morei em Colorado, lá as pessoas são extremamente educadas. aqui tb são, mas tenho a visão só de final de semana. tenho certeza que ir em NY durante a semana na hora do rush, não verei muita gente acenando e sorrindo o tempo todo....









7° Você já sofreu algum tipo de discriminação ?
Comigo não senti nenhuma. quer saber uma curiosidade.. Eles adoram nosso 'accent' (sotaque). vivem pedindo pra gente repetir! rs As vezes a discriminação não tá nas pessoas e sim nos pré conceitos que fazemos, o que torna nós mesmos preconceituosos...


8° Existe uma idade mínima para quem quer fazer o programa ?

18 anos

9°quando você começou a trabalhar sentiu alguma dificuldade ?

Tendo experiência com criança não da pra sentir dificuldade, criança é criança em qq lugar do mundo certo & lógico que o fato deles serem super mimados dificulta um pouco. Tem um empecilho, mas que não acho dificuldade (uma vez q vc estabelece isso p vc mesmo): o inglês. Se vc já chega com medo, ai meu Deus o que vou falar, vc mesmo se trava. Aqui eles são super pacientes e vc vende a imagem que passa certo! se ficar mostrando que não tem confiança tudo se torna mais difícil...






10°Quanto se está no exterior as coisas fluem monetariamente logo ?

Sim, pq tudo aqui é acessível. Roupa de marca: adidas, nike, puma, polo, tommy, levis, kipling, e por aí vai não é coisa pra playbozinho ou patricinha. Todo mundo aqui pode ter tudo do bom. então dá pra administrar super bem quanto vc ganha. Viajar aqui é super barato, comer então nem se fala.


11°Quanto é o Salário de uma Au Pair em dólares e Real ?

U$ 195,75. em real acho que dá por volta de R$ 400,00.


12° Você já sentiu "Homesick"- Saudade de casa?

Então não sentir. é o maior conselho q dou pra todos. começou a sentir homesick, vai sair, se render, Gente não tem coisa mais triste do que sentir sozinha e vê que realmente vc esta sozinha. Mas isso aqui é uma experiência única, então bola pra frente, e vamos viver as oportunidades que a vida nos dá. sentimentos Deus deu a todos, os alegres e tristes, mas Ele nunca dá nada que a gente não suporte e o que faz a diferença é como a gente lida com eles e tira o lado bom que cada um tem a oferecer. sério, ate os sentimentos tristes, tipo a saudade, tem seu lado bom. só assim que a gente pára e pensa nas coisas que não damos valor pq as tínhamos o tempo todo. a saudade nos faz ver o que realmente vale a pena nessa vida, os pequenos atos... então pegue as coisas boas, bota a homesick pra trás e tire tudo de bom que o momento ta proporcionando!



13°Quais os pré requisitos que uma moça que queira ingressar nesta carreira de Au pair precisa ter ?

http://www.stb.com.br/intercambio-trabalho/trabalho-e-estudo/programa-big-sister-au-pair/big-sister-au-pair.aspx?IdProduto=181&idTipoProduto=24
Nesse site tem todos os pre requisitos, preço e fotos!


14°Qual foi a primeira sensação ao pizar em solo americano ?

Sonho realizado e bora colher os frutos então! Agora tudo é lucro! Não tem preço gente. A sensação, na minha opiniao, é a proporção do que vc sonha. então como caa um sonha de um jeito, tb sente de um jeito...





15°Quais as vantagens e as desvantagens de ser uma Au pair brasileira ?

As vantagens são poder viver num mundo diferente, experimentar a cultura de um outro pais, ter celular, carro, casa e comida de graça... As desvantagens são terminar o trabalho, mas ainda ficar nele e ter que olhar pra cara de todo mudo num dia que vc não quer ver ng, fazer coisas q vc nao faria no Brasil, aturar birra de criança e por aí vai... rs rs mas, lembrem-se: Olhe para as coisas boas sempre, as ruins serão apenas detalhes pra não deixar a vida cair na monotonia! ;-)



6°Qual o convenio, e qual a instituição e como foi para começar se " American Dream " ?

Existem várias eu escolhi a STB. http://www.stb.com.br/

primeiro escolha o tipo de programa que quer fazr, junte dinheiro, registre-se e bora arrumar as mals! rs






17° Quando você voltar, vai sentir saudades de quê?

Ixi, de muita coisa... do sundae por 1 dolar no MC donalds, de todo lugar ser refri refil, de poder comprar tenis da nike por 50 dolares, de comprar eleytronico todo final de semana, de viajar muito...


18° Resumindo sua estada em solo americano, como está sendo essa experiência ? está gostando ? ( pergunta boba mais.. é nossa duvida )

Bom galera, viver um sonho não tem preço nem explicação. por mais que eu tente dizer o quanto é bom, ng nunca vai coneguir entender o que é isso aqui, pq afinal é MEU sonho e só eu sei mesurar e a importancia dele... Mas, com tudo isso a saudade é forte, estar só é mt dificil... é um misto de emoções, de conquistas que não tem explicação. em 4 meses aui já viajei muito, tive conquistas profissionais, aprendi muita coisa, sei que preciso mlehorar em muitas outras. Enfim, volto pro Brasil diferente, em todas as áreas e mudança sempre é bom né! Reforço mais uma vez que stou a disposição pra esclarecer as duvidas. Meu blog é http://rosi-eua.blogspot.com/, e-mail: rosianesconceicao@yahoo.com.br






"...E saiba de uma coisa que aprendi: a vida é igualzinha a um livro, quem não sai de casa sempre fica na primeira página. e não tem coisa melhor no mundo do que ler as histórias que um livro pode proporcionar!..."           
                                                  Rosy Silva, New York
  

7 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito dessa entrevista! Esclareceu algumas dúvidas minhas! Parabéns Lucas pelo blog!
Claudio

.LนนCสS disse...

Muito obrigado a você que demonstrou reconhecimento.

Anônimo disse...

Adorei Lucas, meus parabeins. Me ajudou bastante. serei Uma futura Au pair
Francisca-SP

Paula Shneider disse...

Primeiramente gostaria de agradecer as informações sedidas, muito útil,( interessante tbm)Isoo tudo é verdade ( dos americanos, dos Babies mimados, ...) moro No Queens- em NY, muito interessante tbm o blog da Rosy Silva, como ela sou brasileira, e sou Au pair.
se servir de alguma ajuda, gostaria de participar ativamente e seguir seu blog. Pois realizei meu sonho Americano, gostaria de partilhar minhas conquistas tbm com todos do seu blog Lucas.
meu e-mail: Queens.Paula.ny@hotmail.com.
Paula Shneider

Sonhos de Bella disse...

Interessante

Felipe Skaiotcky disse...

Essas coisas de "Ser discriminado ou não por estrangeiros é fora de toda cogitação" isso não é real. O que a contece é que os brasileiros vão ( do jeitinho que vocês connhecem/ O jeitinho brasileiro de ser,) e... Put's..., querem fazer aqui o que eles fazem no BraziL, e isso é errado.Simplismente por que é outra cultura, aqui nesta city onde eu moro fui muito bem aceito, nuca sofri uma discriminação. issas "dricriminações" ( que nem sãooo, láaa muito relativas ) em alguns brasileiros é devido ao " jeitinho brasileiro" que não se acostuma logo e querem fazer no States o que fazemm no Brasil.

Anônimo disse...

Já vi o Blog da Rosy, Surper massa esses blos de hj, rsr
bjoo LUcas