segunda-feira, 23 de maio de 2011

Inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2012


Estão abertas até 7 de agosto !


 Estão abertas as incrições para a décima edição do Programa Jovens Embaixadores, programa de INTERCÂMBIO da missão dos Estados Unidos no Brasil. O Programa levará 35 estudantes brasileiros de rede pública, com exelente desempenho escolar, histórico de trabalhos volutários em suas comunidades, boa influência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como "Embaixadores" para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.




As inscrições iniciais para o programa desse ano poderão ser efetuadas somente online. O endereçõ esta disponivel apartir de 3 de Maio, até 7 de agosto no Facebook da embaixada dos EUA:

Clique aqui (Facebook)

A coordenadora do programa Jovens Embaixadores tirará dúvidas dos alunos interessados em participar do programa no dia 4 de maio, às 15h00 (horário de Brasília). Link para o bate-papo: Clique aqui (Twitter)

Depois do retorno dos Jovens Embaixadores dos Estados Unidos, a embaixada oferece oportunidades de cursos de inglês de curta duração e de programas de graduação através dos escritórios de Orientação Educacional – EducationUSA.

Em 2011, cinco estudantes foram selecionados para bolsas de estudos para cursos de verão nos EUA (dos quais 3 são jovens embaixadores). As bolsas são patrocinadas pelo Banco Bradesco, Instituto de Liderança do Rio de Janeiro (IL-Rio) e pelas escolas americanas Cushing Academy, Phillips Exeter Academy, Andover Phillips Academy e Culver Academy. Os alunos selecionados para as bolsas são:

Jovens Embaixadores:


Hyago Martins de Souza – Alto, Piauí – Phillips Exeter Academy
Allan Michel Jales Coutinho – Natal, Rio Grande do Norte – Phillips Exeter Academy
Breno Oliveira de Jesus – Salvador, Bahia – Andover Phillips Academy

Fundação Bradesco:
Matheus Rafael Passos Dias – Ceilândia, DF – Culver Academy
Jardel Paes Santos – Teresina, Piauí – Cushing Academy



Programa Jovens Embaixadores:

O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e agora é replicado em 25 países. Desde o lançamento, 249 brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros da Embaixada dos EUA nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais. Além desses, Nike e IBM tornaram-se parceiros do programa esse ano.
DUVIDAS??

 O que é o Programa Jovens embaixadores?
Ainda tem dúvidas sobre os Jovens Embaixadores?

     O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertecem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades. 

 Quem apoia essa iniciativa?

    O programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, do Ministério da Educação – MEC e da rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos.
Também apoiam o programa empresas do setor privado que realmente acreditam nessa iniciativa. São elas: Federal Express – FEDEX, Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil S.A., Microsoft , Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Banco Bradesco e as Câmaras Americanas de Comércio de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 Qual o objetivo do programa?

    Criado em 2002, o programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

O que o programa oferece?

     Os vencedores desse concurso viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam em reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais. Após essa primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil. 

A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
O que é preciso para participar no programa?
  • Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem);
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública;
  • Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral;
  • Estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
Quem cobre os custos do Programa?

A Embaixada dos Estados Unidos e os parceiros do programa cobrem todos os custos de participação dos selecionados no programa. Esses custos são:
  • Passagens domésticas e internacionais de ida e volta para os Estados Unidos;
  • Orientação pré-partida;
  • Custos com a implementação do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenadores, transporte local, etc.);
  • Hospedagem e alimentação;
  • "Seguro-saúde” para a viagem;
  • Auxílio para compra de roupas de frio.
Quais são as responsabilidades financeiras do Jovem Embaixador?
  • Custos com a emissão do passaporte (participante e/ou instituição parceira);
  • Dinheiro para gastos extras durante a viagem (compras pessoais, telefonemas cujos custos excedam o valor dado pelo programa, etc.)

 
...Algumas Fotos para vc sonhar em ser um "Youth Ambassador"...




 
The End

3 comentários:

Janaína Arantes disse...

Adooro.. Vou fazer minha inscrição lucas..

Adriana Nogueira disse...

Adorei, eu não saboia que o governo americana proporcionava este tipo de intercâmbios para brasileiros.. Essas fotos me animou a querer ser um YA.. vou fazer minha inscrição..

Anônimo disse...

SONHO AMERICANOOOOOOO !!!!! VAIS TENTAR DE NOVO, LUCAS? Ass: Nicléa